top of page
Foto do escritorAna Cândida

EXIST: EXO se consagra mais uma vez como um dos pilares do K-POP

Grupo sul-coreano lançou seu sétimo álbum após dois anos em pausa


O álbum “EXIST” marca o sétimo álbum completo do grupo sul-coreano EXO. Lançado recentemente em 2023, o álbum se caracteriza como um projeto mais maduro e celebra a formação quase completa do grupo (faltando apenas o membro chinês do EXO). Além disso, marca o retorno do líder Suho, que não havia participado do último álbum por estar no exército. “EXIST” contém nove músicas e mistura diversos ritmos como R&B, soul, pop e outros estilos, além de elementos característicos do K-POP, gênero musical da Coreia do Sul. O grupo retorna ao cenário musical após uma pausa de dois anos, tendo até então como lançamento mais recente um álbum especial de dez anos. 


Um diferencial do lançamento foi a divulgação do álbum por meio de três vídeos musicais, prática não recorrente no K-POP. O primeiro vídeo foi da faixa “Let Me In”, no qual o grupo demonstrou um lado mais emocional, com visuais mais leves e focando em sua qualidade vocal. Em seguida, foi lançado o vídeo para “Hear Me Out”, com uma proposta completamente diferente, em que mostrava o lado mais alegre e espontâneo dos membros e que incluía uma coreografia mais fácil de aprender. Por último, saiu o visual de “Cream Soda”, faixa principal do álbum. Nele, os membros tiveram a oportunidade de apresentarem uma estética mais sensual e adulta, com uma coreografia mais elaborada e de difícil execução. 


A capa do álbum segue a estética das anteriores do grupo, onde predomina o símbolo “E X O”, mas com uma arte conforme o conceito presente em cada álbum. Para o “EXIST”, foi escolhida a representação de fogos de artifício formando as três letras do nome do grupo sul-coreano. A capa simboliza justamente o conceito do álbum em ser uma festa, momento de celebração pelo grupo finalmente estar de volta aos palcos. O próprio nome do projeto é uma confirmação para as EXO-L, nome do fandom, de que, apesar do tempo fora dos palcos, o EXO permanece existindo como um grupo artístico e também como amigos.


Capa do álbum “EXIST” (Foto: SM Entertainment)


Um dos destaques do álbum vai para a música “Regret It”. A segunda faixa se caracteriza como uma produção pop R&B enérgica, com um baixo groovy e uma batida sólida, além de um esplêndido sintetizador. O membro Chanyeol, rapper e vocalista do grupo, participou na composição da letra, que transmite a mensagem de expressar as intensas emoções do momento sem arrependimentos. Embora seja uma música curta de 2:28 minutos, a faixa se sobressai fazendo com que o refrão não saia da cabeça do ouvinte. Outro elemento interessante da música é sua mudança de ritmos e transições entre momentos suaves e intensos.


“Private Party”, quarta faixa do álbum, é uma das preferidas dos fãs do grupo. A música começa com uma harmonia dos membros, mas em seguida muda para um tom mais agressivo com a presença do rap. É aquele tipo de música que seu corpo não consegue ficar parado quando ela começa a tocar, principalmente onde repete o trecho de “That’s my shawty/Essa é a minha garota”. Durante os minutos, a produção também se aproveita de elementos sonoros como assobios e batidas, o que deixa o ritmo mais envolvente. A junção do rap com harmonia vocal prova que EXO é um grupo multifacetado e capaz de se adequar a diferentes gêneros.


Foto de divulgação do grupo para o álbum “EXIST” (Foto: SM Entertainment)


Em seu primeiro dia de vendas, o álbum "EXIST" vendeu mais de um milhão de cópias, se tornando o álbum mais vendido do grupo durante as primeiras 24 horas. Além disso, o projeto alcançou o primeiro lugar no iTunes em mais de 62 países e, três minutos após seu lançamento, foi certificado como disco de ouro duplo em uma das maiores plataformas de streaming chinesa. EXO teve seu debut em 2011 pela empresa SM Entertainment e desde então o grupo vem se consagrando como um dos maiores atos do K-POP. O grupo alcançou reconhecimento mundial chegando a participar da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno da Coreia do Sul, em 2018.

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page