top of page
  • Foto do escritorAna Cândida

Expectations: Uma jornada de autodescoberta

Álbum de Hayley Kiyoko aborda os dilemas de um relacionamento entre duas mulheres a partir da perspectiva da cantora


"Expectations" é o primeiro álbum de estúdio da atriz, escritora, dançarina e cantora estadunidense Hayley Kiyoko, lançado em 2018. Este projeto é amplamente reconhecido pela comunidade LGBTQIA+ como uma obra-prima da música lésbica, apresentando a perspectiva de um relacionamento entre duas mulheres. Apesar de ser classificado como pop, o álbum possui faixas introdutórias mais leves e habilmente expressa diversas nuances emocionais por meio de seus instrumentais. "Expectations" conta com 13 faixas, incluindo uma colaboração com a rapper estadunidense Kehlani.


O projeto conta uma história de autodescoberta envolvendo a sua própria sexualidade, algumas músicas se aproveitam de elementos sonoros para indicar que tudo faz parte de uma aventura. “Mercy/Gatekeeper” envolve efeitos de rádio indicando que naquele momento a história se passa durante a estrada, como a própria letra da música sugere. Em outros atos podemos perceber diversas vozes no fundo das músicas indicando ser o conflito interno de Hayley em relação a sua sexualidade. A capa do álbum retrata o corpo feminino como algo belo, a cantora aparece olhando para outra garota nua como se fosse uma obra de arte. Essa representação empoderadora desafia as convenções tradicionais e celebra a diversidade.


Foto de divulgação do álbum Expectations

Foto: Reprodução Apple Music


Hayley Kiyoko é habilidosa em se comunicar com um público que pode ainda estar em um processo de descoberta da sua própria sexualidade. A cantora consegue criar uma conexão emocional e identificação com seu público por meio das letras de suas músicas. Um exemplo disso é a sétima faixa do seu álbum, intitulada "Curious", que aborda o dilema de estar apaixonada por uma garota, mas não ter certeza se os sentimentos são recíprocos. A letra da música expressa a dúvida da cantora sobre as verdadeiras intenções da outra pessoa em ter um relacionamento sério com ela. O título da música também faz uma brincadeira com a possibilidade de atração da outra garota ser apenas uma curiosidade momentânea.


Em “Wanna Be Missed” a cantora escreve sobre outro dilema vivido pela comunidade LGBTQIA+, a insegurança de encontrar alguém com quem queira passar o resto da vida ao seu lado. Hayley através da maneira com que canta a música consegue transmitir intensamente o desespero de não querer ficar sozinha, gerando identificação no ouvinte. Um detalhe importante é o de e que a letra o tempo inteiro estar sendo cantada por uma mulher para uma mulher, o que é um tanto representativo, demonstra que sentimentos entre duas mulheres existem e durante todo o álbum isso é demonstrado de maneira natural e como algo a ser enaltecido.


O álbum termina com a cantora escrevendo sobre o fim do relacionamento com a sua então namorada, a penúltima música descreve o amor como se fosse uma droga, sem isso Hayley se ver de certa forma perdida e sem rumo. Logo em seguida a jornada do álbum muda para uma atmosfera de aceitação em relação à perda que ela sofreu. Na última música Hayley enxerga todos esses momentos como um aprendizado e compreende que seguir em frente é a escolha mais sensata, mesmo que seja triste perder alguém que amamos.


Foto de divulgação do álbum Expectations

Foto: Reprodução Internet/Hayley Kiyoko


Em 2015, Hayley Kiyoko fez sucesso com a música "Girls Like Girls", que abordava sua própria experiência ao descobrir sua atração por garotas. Ela recebeu apoio significativo da comunidade LGBTQIA+, com relatos de que a música ajudou muitas pessoas a se aceitarem como mulheres que se sentem atraídas por outras mulheres. Em uma indústria musical dominada por músicas de amor com letras sobre casais heterossexuais, ter uma cantora assumidamente lésbica escrevendo e cantando sobre relacionamentos entre mulheres é extremamente importante. O álbum "Expectations" é um projeto que representa essa importância e destaca a existência e a celebração de casais homoafetivos.



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page