top of page
  • Foto do escritorNicole Mendes

Golden: uma estreia dourada

Álbum segue a série de lançamentos solos dos integrantes do BTS


O álbum “Golden”, do cantor sul-coreano Jeon Jungkook, chegou como um estrondo na indústria musical. A coletânea, que alcançou primeiro lugar no iTunes e segundo lugar no chart global do Spotify, marca a estreia do integrante mais novo do BTS como solista. Ele segue os passos de seus colegas de grupo que já começaram suas carreiras solos em paralelo ao grupo, com álbuns como “Indigo”, de RM, “Layover”, de V, e “Face”, de Jimin. O projeto conta com 11 faixas e colaborações com nomes grandes como Ed Sheeran, Shawn Mendes e Major Lazer, e mostra um lado mais maduro e POP do caçula do grupo.


Imagem promocional de Jungkook para Golden. (Foto: Reprodução/ Big Hit Music)

A escolha do nome “Golden” para o álbum não foi por acaso. Desde sua estreia, Jungkook tem a fama de ser habilidoso em tudo o que se propunha a fazer, indo desde seu grande alcance vocal até suas coreografias complexas. Por isso, recebeu o apelido de “golden maknae”, o “caçula dourado” em tradução livre, e vem usando o termo em seus trabalhos individuais como sua série de vídeos “Golden Closet Film". Esse nome mostra que, apesar do cantor tentar se desvencilhar da imagem de caçula inocente, ele ainda mantém suas raízes.


“Golden” desde o início revela ser sobre Jungkook passeando por diversas camadas do pop. Ele começa com “3D (feat Jack Harlow)”, uma faixa que relembra as músicas pop dos anos 2000, mas ainda sim com um toque de 2023. A música, lançada em setembro, traz um dançante “urban pop” em que o cantor fala sobre as três dimensões do amor: intimidade, paixão e compromisso. A canção conta com a presença de Jack Harlow, rapper que já fez parceria com Lil Nas X em “Industry Baby”. 


A próxima faixa é a responsável por “Golden” ser a maior estréia de 2023. O smash hit “Seven”, presente tanto na versão explícita quanto na mais leve, foi o primeiro vislumbre que o público teve do amadurecimento de Jungkook. A parceria com a rapper estadunidense Latto é uma declaração do cantor que promete amar incondicionalmente pelos sete dias da semana. A canção é acompanhada de um videoclipe divertido onde Jungkook tenta reconquistar sua amada de qualquer maneira em situações inesperadas como em cima de um trem, em um alagamento e até mesmo voltando dos mortos. “Seven” atualmente é a música mais rápida da história a atingir 1 bilhão de reproduções no Spotify e é uma das mais tocadas do ano.


“Standing Next to You” e “Closer to You” são músicas que demonstram a versatilidade do álbum. Enquanto a primeira é uma dançante música que mistura ritmos típicos dos anos 1990 e 2000, “Closer to You” é uma eletrônica produzida em conjunto com o grupo Major Lazer. Escutar “Golden” é como se aventurar por todos os estilos musicais que o gênero Pop pode ter e isso é confirmado quando Jungkook entra em “Yes or No”, um R&B que se difere das outras por ter uma pegada calma mas ao mesmo tempo contagiante. Escrita por Ed Sheeran, o caçula do BTS questiona sobre o que de fato é se apaixonar.



Capa do álbum “Golden” de Jungkook. (Foto: Reprodução/ Spotify)

“Please Don’t Change” é provavelmente a música mais significativa de “Golden”. Ao contrário das outras, essa canção de amor tem um endereço específico, seus fãs, o “ARMY”. Na faixa, Jungkook, com ajuda de DJ Snake, pede para que o ouvinte não mude apesar das adversidades que possam aparecer durante o caminho porque ele ama o destinatário do jeito que ele é. O pedido tem um significado diferente quando se sabe que o cantor vai passar um tempo longe dos palcos. Em dezembro, Jungkook se juntará aos outros integrantes do BTS no exército coreano. Na Coréia do Sul, os homens coreanos entre 18 e 28 anos são obrigados a servir ao governo por em média 18 meses. Esse, então, é um pedido para que o “ARMY” espere a volta do grupo.


O álbum não é composto apenas de músicas para dançar. “Hate You”, “Somebody”, “Too Sad to Dance” e “Short Glass of Tears” estão no bloco final de “Golden”, composto por músicas tristes. Mais uma vez, Jeon Jungkook demonstra sua alta capacidade vocal mesclando entre tons baixos e falsetes. É perceptível que o cantor se entrega nessas faixas, em especial “Short Glass of Tears”, provando que uma canção é composta não apenas por ritmos e palavras, mas também pela canção do locutor.


A experiência de ouvir “Golden” é a de descobrir como a música Pop pode ser versátil, não se limitando a ritmos dançantes e batidas fortes, mas também pode ser calmo, tranquilo e, mesmo assim, contagiante. Jungkook faz juz ao título de “golden maknae”, pois, independente do gênero, ele consegue fazer seu trabalho virar ouro.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page