Clássico dos anos 2000, o filme é uma ode à moda com figurinos fashionistas.
Cena do filme O Diabo Veste Prada (Anne Hathaway, Maryl Streep e Emily Blunt)
Reprodução da imagem: Tech Blog
Lançado em 2006, O Diabo Veste Prada é um clássico dos anos 2000. O filme é baseado no livro homônimo escrito por Lauren Weisberger lançado três anos antes da estreia do longa. Prestes a completar 17 anos, o filme entrou para a história da cultura pop por fazer uma ode à moda com figurinos fashionistas e um elenco de estrelas do cinema.
O longa é estrelado por Anne Hathaway, que vive a jornalista Andrea Sachs, recém contratada de uma das maiores revistas de moda do mundo, a Runway. Andy – apelido de Andrea – aceita o emprego como assistente da personalidade mais temida na empresa, a imponente Miranda Priestly, papel feito pela premiada atriz Meryl Streep. A artista dá vida a uma chefe vista como arrogante, grossa e autoritária pelos funcionários.
Ao lado da também assistente Emily Charlton, personagem da britânica Emily Blunt, Andrea vive momentos de tensão causados pelo trabalho na revista, que passa a afetar sua vida pessoal. O constante contato com a vida profissional é reflexo da relação abusiva de Miranda com a funcionária. Andy faz de tudo para não desagradar a chefe, que não faz questão de rever como ultrapassa o limite com os funcionários.
Mesmo com seu desconhecimento pela moda somado a momentos de desgaste, a protagonista se permite e entra de cabeça no mundo das roupas, sapatos e bolsas de marcas de grife. Andrea passa a usar peças que esnobava com o namorado Nate (Adrian Grenier). Em parceria com Nigel (Stanley Tucci), a jornalista olha o mundo fashionista com outros olhos e vê uma oportunidade de expressão através de figurinos que marcaram o filme.
Em quase duas horas de duração, marcas famosas como Chanel, Dolce & Gabbana, Hermés, Prada, Calvin Klein e Oscar de la Renta são citadas como emblemáticas do mundo da moda. O estilista Valentino Garavani, diretor criativo da grife italiana Valentino, faz uma participação no filme durante a Semana de Moda de Paris ao lado de Miranda e Andrea.
Dirigido por David Frankel, O Diabo Veste Prada ganha o coração do público até hoje ao ser um “filme conforto”, uma espécie de obra familiar que você já conhece e recorre sempre que precisa. O longa ganhou duas indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Atriz, pela atuação de Meryl Streep, e Melhor Figurino, assinado por Patricia Field, responsável também pelas peças usadas na série "Sex and The City.
Comentários