Série original da Netflix mostra a história do movimento hip-hop com músicas clássicas do gênero
Integrando o catálogo da Netflix, Hip-Hop Evolution é uma série documental que acompanha o rapper Shad Kabango pelos Estados Unidos em uma viagem repleta de entrevistas, arquivos, samples, batidas icônicas e figuras marcantes do movimento. A série é dividida cronologicamente, passando por diversas músicas que marcaram a história do movimento. Nela, é possível reviver e se apaixonar mais pelo hip-hop.
A trilha sonora da série passa por diferentes momentos da música. Ao longo de quatro temporadas, Hip-Hop Evolution apresenta clássicos como The Breaks (Kurtis Blow), Walk This Way (Run-D.M.C. feat. Aerosmith), Fuck The Police (N.W.A.), Rapper’s Delight (The Sugarhill Gang), entre outros sucessos do movimento. Todas as faixas juntas ecoam a potência do hip-hop e sua expressão em forma de arte.
Essas músicas são um marco para a história fonográfica ao moldarem o hip-hop. Se hoje é possível reviver músicas que fizeram sucesso no passado graças aos samples, o movimento é considerado um dos pioneiros na utilização dessa técnica que consiste em usar um trecho de alguma produção para criar algo novo. Sempre à frente do seu tempo, o hip-hop é uma força política e social como mostra a série.
A produção começa com uma abordagem muito importante para a cronologia do tema. Ainda nos anos 1970, Kabango conta quais são as raízes do hip-hop e os personagens que fizeram os primeiros movimentos. Kool Herc, Grandmaster Flash e Afrika Bambaataa são considerados por muitos como “Heróis do Hip-Hop”, por moldarem inicialmente um gênero que vai além da música, mas conversa diretamente com cultura e moda também.
Para aqueles que amam o gênero é um deleite ouvir e ver a história sendo contada. Já para aqueles que viveram os bons momentos em que o hip-hop era trilha sonora, é uma ótima oportunidade de sentir a nostalgia em forma de música, itens de moda e cultura que só o movimento pode proporcionar.
Commenti