top of page
Foto do escritorAna Cândida

RESENHA | Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong

Obra sul-coreana provoca debates sobre a busca da felicidade de maneira transformadora 


Lançado recentemente no Brasil pela Editora Intrínseca, “Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong” é um romance escrito pela sul-coreana Hwang Bo-Reum. O livro conta a história de Yeongju, uma mulher que decidiu largar todos os aspectos relacionados a sua vida, incluindo marido e carreira, para realizar seu sonho de criança: abrir uma livraria e explorar o seu amor pelo universo dos livros. A obra teve seus direitos adquiridos para mais de 20 países e ficou entre os dez mais vendidos no stand da Intrínseca, na 40ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro. 


A narrativa cativante se destaca pelo ritmo natural proposto pela autora e chama a atenção por sua leveza, mesmo debatendo assuntos de reflexão. O leitor não deseja continuar lendo apenas para saber o que irá acontecer, mas também pela fluidez da escrita. Hwang Bo-Reum usa a tática de capítulos curtos, resultando no vício de “só mais um capítulo” e, quando se percebe, já leu metade do livro. O mérito da autora reside em sua escrita direta e simples, permitindo que o leitor acompanhe facilmente até mesmo os retornos ao passado dos personagens de forma linear, sem ficar confuso. 


Capa do livro (Reprodução: Editora Intrínseca/Instagram)


Apesar da maior parte da história se desenrolar dentro da livraria, o desenvolvimento dos personagens é habilmente executado por meio de diálogos e pensamentos, permitindo que o leitor se identifique e estabeleça um forte laço com eles. Mincheol, um estudante ainda incerto sobre seu futuro, personifica a pressão de tomar decisões significativas na vida. Os personagens do livro representam a busca humana por identidade e conexão, fortalecendo a empatia do leitor com suas jornadas. Essa narrativa ressoa em todos nós, já que compartilhamos o anseio comum pela felicidade ou simplesmente pela estabilidade em nossas vidas.


O livro explora de forma notável o impacto das escolhas em nosso futuro pessoal e profissional, bem como lidar com nossas inseguranças e decepções em relação às decisões do passado. Youngju, protagonista do livro, acredita que com o fracasso de seu casamento ela também se tornou um fracasso ao não atingir as imposições sociais acerca da mulher. No entanto, a livraria, em si, transcende seu papel como um cenário comum e se torna um refúgio para pessoas que anseiam por conexões humanas. O espaço se transforma em um santuário onde as expectativas externas cedem lugar à liberdade de ser quem são, sem o peso das normas sociais.


O desenvolvimento é feito de forma gradativa e os personagens crescem uns com os outros, até mesmo com a livraria. Os diálogos, pensamentos e a leitura feita pelos próprios personagens dentro da narrativa se caracterizam como elementos terapêuticos. Na obra, a literatura é vista como uma forma de entretenimento, mas também como uma maneira de adquirir conhecimento próprio e coletivo. No decorrer das centenas de páginas, a autora faz uso de frases presentes em livros (fictícios ou reais) para complementar os dilemas éticos e morais de determinadas situações. 


Hwang Bo-Reum, autora do livro (Reprodução: Internet)


A obra de Hwang Bo-Reum é um presente para todos os amantes de livros e abraça todos esses leitores que experienciam novas histórias através da literatura. Citando o próprio livro: “Quanto mais lemos, mais empáticos nós ficamos”. O sucesso de vendas é considerado um dos destaques da “ficção de cura” (healing fiction), subgênero que conquistou os leitores asiáticos. Em um cenário atual onde as músicas e produções televisivas e cinematográficas sul-coreanas estão cada vez mais em alta, Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong se classifica como uma ótima entrada para a literatura asiática jovem-adulta. 

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page