top of page
  • Gabriel Coimbra

Resenha| O Homem do Castelo Alto

Uma distopia fascinante: Explorando as realidades alternativas em 'O Homem do Castelo Alto


Cartaz da série O Homem do Castelo Alto

Reprodução: Internet


"O Homem do Castelo Alto" é uma série original da Amazon, criada por Frank Spotnitz, e baseada no livro homônimo do renomado autor estadunidense Philip K. Dick. A trama se desenrola em um universo paralelo onde as potências do Eixo saíram vitoriosas na Segunda Guerra Mundial, após o assassinato do presidente norte-americano Franklin D. Roosevelt.


Nessa realidade distópica, um desdobramento bélico e tecnológico ocorre, levando os alemães a lançarem uma bomba atômica em Washington, DC. Com a capital destruída e o presidente morto, os Estados Unidos caem sob o domínio nazista, encerrando a guerra e criando uma nova dinâmica de Guerra Fria entre o Reich e o Império do Japão. O centro-oeste da América do Norte é controlado pelo Grande Reich Nazista, conhecido como "Reich Americano", enquanto a América do Norte ocidental é parte dos Estados Japoneses do Pacífico, ocupados pelo feudal e tecnologicamente inferior Império do Japão. Ambas as potências impõem seus costumes, crenças e culturas, tratando os nativos americanos e opositores de forma severa.


As organizações militares SS, dos nazistas, e os Kenpentai, dos japoneses, atuam como a polícia dos respectivos territórios, responsáveis por manter a ordem e incutir o medo nos opositores, recorrendo a torturas e outras práticas brutais. Além da divisão territorial, existe uma Zona Neutra, situada nas Montanhas Rochosas, que funciona como uma área de amortecimento entre as duas potências, semelhante às tensões da Guerra Fria que conhecemos.Enquanto os japoneses praticam discriminação racial e concedem menos direitos aos não japoneses, o Reich continua perseguindo minorias e promovendo eutanásia em pessoas com deficiências e doenças crônicas. O chefe do Grande Reich americano, Obergruppenführer Smith, vive um dilema entre os princípios nazistas e o amor familiar.


A resistência dos americanos se baseia em filmes oriundos de outras "terras", onde os Aliados venceram a guerra ou onde líderes como Winston Churchill e Josef Stalin foram assassinados. Esses filmes são coletados pelo enigmático "Homem do Castelo Alto", líder da resistência, como uma lembrança de viajantes de reinos paralelos. "O Homem do Castelo Alto" nos apresenta uma visão cativante e perturbadora de uma realidade alternativa, explorando as consequências do domínio nazista e japonês sobre os Estados Unidos. A série nos convida a refletir sobre temas como opressão, resistência e as complexidades morais enfrentadas pelos personagens nesse cenário distópico.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page