Em novo álbum, TXT persegue a maturidade em queda livre na vida adulta
O grupo sul-coreano TOMORROW X TOGETHER (TXT) lançou recemente seu nono álbum. “The Name Chapter: FREEFALL” é a continuação de uma série de lançamentos em que o quinteto formado por Soobin, Yeon Jun, Beomgyu, Taehyun e Huening Kai abordam a questão de buscar a própria identidade enquanto precisam lidar com o processo de se tornarem adultos.
Com nove faixas, o projeto apresenta duas já lançadas: “Do It Like That”, colaboração com o grupo norte-americano de pop rock Jonas Brothers e “Back for More” na versão apenas com o grupo, já que a original tinha como participação a cantora brasileira Anitta.
Capa do álbum “The Name Chapter: FREEFALL" (Reprodução: Big Hit Music)
A faixa “Growing Pain” abre o álbum como um aviso de que, ao contrário do lançamento anterior, dessa vez eles tiveram coragem para encarar o desafio que é amadurecer. Com sons de guitarra, a canção compara a dor do crescimento com uma queda livre, – alusão ao nome do disco – convidando o ouvinte a mergulhar de cabeça nessa jornada.
Esse sentimento continua na música seguinte em que TXT salta do rock para o synthpop “Chasing That Feeling”, que muitos fãs associaram com “Blinding Lights” do cantor norte-americano The Weekend, ambas com vibe new wave típica dos anos 1980. Na música, os integrantes mostram seu desejo de um recomeço onde os jovens vão atrás da motivação de encontrar a própria identidade, deixando para trás o conforto da infância.
Saindo da animada “Back for More”, a quarta faixa “Dreamer” quebra o ritmo agitado em que o álbum se mantinha. O tom lento e com batidas fortes se apresentam como uma carta aberta ao ato de continuar sonhando, reforçando a ideia de que para seguir em frente é preciso ter aspirações, até mesmo na vida adulta. A conclusão é que sonhar não é coisa de criança e sim algo que nos ajuda a ficarmos vivos.
“Deep Down” sintetiza a busca pela identidade própria, usando uma história contada no álbum de estreia do grupo. O conto retrata um jovem que por se sentir diferente dos demais se esconde do mundo até que um dia ele encontra outro menino também estranho aos olhos da sociedade. A faixa finaliza a fábula com o jovem percebendo que suas diferenças, na verdade, fazem parte de sua identidade e assim ele não pode viver sem elas.
A afirmação de que a vida não é um conto de fadas é o primeiro vislumbre que o ouvinte tem de “Happily Ever After”. Apesar do verso pessimista, a música traz uma mensagem positiva afirmando que embora a realidade seja difícil ainda é possível tirar proveito de pequenos momentos do cotidiano. A canção rapidamente se tornou uma das mais reproduzidas do álbum, além do ritmo animado, a coreografia divertida viralizou no Tik Tok. O áudio da música conta atualmente com quase 25 mil vídeos.
Imagem promocional do grupo para o álbum (Reprodução: Big Hit Music)
O álbum finaliza com “Skipping Stones” e “Blue Spring”, duas faixas mais tranquilas. A primeira aborda sobre deixar seus arrependimentos e dores para trás. Isso se torna mais tocante pela emoção que os integrantes carregam em seus vocais, um elemento que não é comumente usado pelo grupo e que foi possível apreciar nessa música.
A última faixa é uma carta do TXT para seus fãs, os MOA (Moments of Alwaysness) celebrando todos os momentos juntos ao longo dos quatro anos de grupo. “Blue Spring” foi escrita por todos os cinco integrantes e apresentada pela primeira vez em março no primeiro show da turnê Act: Sweet Mirage em Seul. Após muitos pedidos dos fãs, a música foi adicionada no novo álbum.
“The Name Chapter: FREEFALL” mostra do começo ao fim o sinal de crescimento do TXT sem abandonar suas raízes. No álbum, o grupo conseguiu se aventurar por novos gêneros musicais, mantendo coerência com a sua discografia, algo difícil de se fazer no K-Pop. A mudança foi bem recebida pelos fãs, alcançando o terceiro lugar na Billboard 200, primeiro lugar na Billboard Top Vendas de Albums e sendo o melhor primeiro dia no Spotify para um grupo masculino em 2023.
Comentarios