top of page
Foto do escritorAna Cândida

32ª Uerj Sem Muros celebra a diversidade e igualdade racial

Cerimônia de abertura ocorreu no Teatro Odylo Costa, filho


O Teatro Odylo Costa, filho recebeu ontem, 25 de setembro, a cerimônia de abertura da 32ª Uerj Sem Muros (USM). O evento contou com a presença da reitora em exercício, Cláudia Gonçalves, e de representantes das pró-reitorias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A cerimônia, além de apresentar discursos reafirmando a importância da USM, também homenageou a música brasileira com a participação do Coral Altivoz e da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem. 


Este ano o tema do Uerj Sem Muros é “Igualdade Racial, Memória e Reparação”, visando dar lugar de fala para as pessoas pretas dentro e fora da Universidade. O pôster da 32ª Uerj Sem Muros homenageia grandes e importantes mulheres negras que são parte da nossa história como Carolina Maria de Jesus, Lélia Gonzalez, Dona Ivone Lara, Marielle Franco, Winnie Mandela e Mãe Beata de Iemanjá. Os discursos destacaram a importância de aprender com o passado para evitar repetir erros. Este ano também marca a presença de duas mulheres, uma delas preta, ocupando os cargos de reitora e vice-reitora.


Pôster da 32ª Uerj Sem Muros (Reprodução: Depext/PR3)


A Uerj Sem Muros é um evento abrangente e mobilizador que engaja toda a comunidade uerjiana. Durante o evento, os membros da universidade têm a oportunidade de apresentar à sociedade em geral os resultados de sua produção acadêmica realizada em diversas áreas como ensino, pesquisa, extensão e cultura. A USM é separada em três frentes, onde cada pró-reitoria é responsável por uma delas. Sendo elas: PR1 responsável pela Semana de Graduação, PR2 responsável pela Iniciação Científica e a PR3 responsável pela Mostra de Extensão. 


Cláudia Gonçalves, reitora em exercício da Uerj, destacou o papel significativo do evento ao permitir que a Universidade de maneira figurada derrube seus muros e compartilhe e divulgue seu trabalho. “A Uerj Sem Muros é a ponte entre a comunidade interna e externa, a interação entre o público universitário e a sociedade em geral. Minha expectativa para este ano é que o evento seja o mais respeitado, inclusivo e democrático”, afirmou a professora. Cláudia ainda debateu sobre a Uerj como um importante espaço de aprendizagem e escuta para todos. 


Destaque da cerimônia de abertura, a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, apresentou diversas músicas brasileiras como “Águas de Março” e “O Morro Não Tem Vez”, ambas de Tom Jobim, e outros clássicos de Chiquinha Gonzaga. Sob a regência do maestro Anderson Alves, a orquestra também presenteou a audiência com uma performance da renomada "Sinfonia nº 5, em D6 menor”, de Beethoven. O encontro musical é um exemplo de como a Uerj promove a diversidade e inclusão por meio da música, demonstrando seu apoio ao emprestar o Teatro para ensaios da OSB Jovem. 


OSB Jovem se apresentando no Teatro Odylo Costa, filho (Reprodução: Ana Cândida)


O Diretor do Departamento de Extensão/PR3, Hermínio Ismael de Araújo Júnior, afirma que a apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem na cerimônia de abertura da USM reafirma a posição da orquestra como um grande marco do cenário cultural e musical do Brasil. “Pensamos em dar visibilidade também para o fato de a OSB Jovem atualmente estar presente na nossa Universidade, transformando a Uerj na casa dessa importante orquestra que reúne jovens de diferentes origens e ressalta a pluralidade cultural”, explicou Hermínio. 


A 32ª edição da Uerj Sem Muros é um evento aberto para todos e ocorre nos dias 25 a 29 de setembro. Este ano também é marcado pela 21ª Semana de Graduação, evento anual para a apresentação e avaliação dos projetos vinculados à Pró-reitoria de Graduação (PR-1), pela 32ª Semana de Iniciação Científica e pela 25ª Mostra de Extensão que acontece de forma híbrida. Para conferir a programação completa acesse o site: usm.uerj.br.

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page