Exposição na Galeria Candido Portinari/Uerj promove acesso cultural no início do período letivo
“Corpos Insurgentes”, exposição que permanece até o dia 15 de setembro na Galeria Candido Portinari, visa trabalhar as relações existentes entre arte e ativismo, com foco no feminismo interseccional e decolonial. A mostra foi idealizada pela equipe do Coexpa (Coordenadoria de Exposições) e apresenta, além das obras de arte, uma pesquisa teórica com textos educativos e referências. Ao todo são dezesseis artistas mulheres expondo seus trabalhos artísticos que incluem pinturas, fotografias, elementos cenográficos e vídeos. O projeto tem curadoria de Flávia Carmagnanis.
Parede da exposição “Corpos Insurgentes”, na Galeria Candido Portinari (Reprodução: Ana Cândida)
A exposição tem como temática central o corpo feminino, visto como um local de memória e ferramenta política em constante transformação, desafiando a noção de uma "natureza" feminina fixa. Diversas obras apresentam uma abordagem mais direta, fazendo um diálogo com a atual feminilidade. Enquanto outras optam por uma abordagem mais abstrata, empregando cores vibrantes que provocam o interesse dos visitantes. Em um cenário atual onde a violência contra as mulheres ainda persiste, esta exposição emerge como uma pauta fundamental, promovendo debates acerca do respeito às mulheres e da valorização da pluralidade feminina.
Flávia Carmagnanis, curadora da exposição, afirmou que desde o início do projeto a ideia era ser uma exposição pensada no coletivo, partindo da arte corporal e feminismos, buscando fornecer um breve panorama da produção brasileira recente. “Minha intenção foi pensar a arte feminista contemporânea nas produções dos últimos anos, como essas artistas se articulam, como isso aparece nas suas obras e quais pautas têm maior destaque”, explicou a curadora. Flávia ainda demonstrou estar contente em poder reunir artistas que admira, e dar continuidade à pesquisa que ela vem desenvolvendo.
Obra “A Ceifadora”, de Marcela Cantuária, exposta na Galeria Candido Portinari (Reprodução: Ana Cândida)
"Corpos Insurgentes" foi inaugurada no dia 18 de agosto, dois dias após o início das aulas do período 2023.2 na Uerj, e contou com a presença de pessoas do meio artístico e acadêmico. Com isso, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, conhecida por ser um espaço aberto ao desenvolvimento do pensamento crítico e ao debate de questões sociais, demonstra seu compromisso ao abrigar uma exposição que acolhe os novos estudantes e os incentiva a refletir sobre a pauta da exposição. A mostra na Galeria é um exemplo de como a arte promove diálogos e ultrapassa as barreiras das salas de aula.
A caloura de Relações Públicas da Uerj Manuella Alves afirmou que tinha um breve conhecimento da existência dos espaços culturais da Universidade, mas não possuía informações para saber se poderia visitá-los. “Eu sempre ia para outros museus e galerias, mas era muito complicado o deslocamento até o Centro, por exemplo. Estudar na Uerj, onde tem diversas galerias e atividades de lazer ao meu alcance, com certeza enriquecerá a minha carga cultural”. Ao ser perguntada sobre a sua experiência na exposição, a estudante reagiu positivamente e enfatizou a importância da perspectiva feminista na arte, principalmente no espaço universitário.
Manuella ao lado das fotografias “Série: Entre o fogo e a faca, 3”, de Nica Buri (Reprodução: Ana Cândida)
A Galeria Candido Portinari faz parte do Departamento Cultural da Uerj e promove exposições de artes visuais, diálogos entre artistas consagrados e novos, inseridos na arte brasileira. As exposições promovidas servem como um impulso para a expressão artística, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e coletivo. “A galeria tem se firmado como importante polo de promoção das artes visuais no Rio de Janeiro, com encontros fundamentados na preocupação com a produção de saberes”, afirma Flávia, curadora da exposição e integrante da equipe do Departamento Cultural da Uerj.
As artistas presentes no projeto artístico são Berna Reale, Camila Soato, Clara Moreira, Dyana Santos, Jade Marra, Jéssica Lemos, Marcela Cantuária, Monique Ribeiro, Nica Buri, Panmela Castro, Priscila Barbosa, Priscila Rezende, Priscila Rooxo, Thaís Basílio, Virgínia di Lauro e Yacunã Tuxá. A exposição “Corpos Insurgentes” está em funcionamento na Galeria Candido Portinari de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 19h. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.
Kommentarer