top of page
  • Manoela Oliveira e Kauhan Fiaux

Evento do Audiolab/FCS põe em foco o Carnaval, o Futebol e os Podcasts

Profissionais das áreas marcam presença na Uerj

Por: Manoela Oliveira e Kauhan Fiaux



Informações sobre o evento/ Reprodução: Instagram do Audiolab


O Laboratório de Áudio (Audiolab), da Faculdade de Comunicação Social (FCS), realiza a segunda edição do evento “Mídia, Imaginário e Sonoridades”, no Campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Os alunos poderão assistir gratuitamente a conversas sobre a relação da mídia sonora com o Carnaval, os Podcasts e o Futebol. Os bate-papos serão realizados nos dias 11, 12 e 13 de março, às 18h, no auditório 91, localizado no 9 andar da Universidade.


Coordenado pelo professor e coordenador do Audiolab, Filipe Mostaro, o evento é uma organização conjunta de três projetos de extensão do laboratório, são eles: a Escola de Narradores, o Ateliê de Podcasts e o Badauerj. Além disso, os encontros contarão com a presença de palestrantes como Rafael Nagib, da TV Globo, Lucas Pedrosa, comentarista de esporte do SBT e Tiago Rogero, ex-diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).


Na primeira edição de 2023, Carlos Gil, jornalista de esporte da Rede Globo, discutiu a relevância de um evento como “Mídia, Imaginário e Sonoridades” acontecer na Uerj. Ele disse: “Para a gente que trabalha no meio profissional, pode não parecer, mas é muito importante ter essa troca com o meio acadêmico”, disse Gil. O jornalista defende a organização de eventos desse cunho nas Universidades, por eles possibilitarem a transferência de experiência entre os estudantes e os especialistas formados.


Everton Victor, voluntário na organização do evento e aluno de Jornalismo do terceiro período, também acredita que o evento possibilita um maior intercâmbio entre o mercado de trabalho e a Universidade, e que coloca o estudante em contato com noções sobre a área de trabalho profissionais diversos. O estudante tem interesse em seguir uma carreira voltada ao Carnaval e ele afirmou que: “Eu acredito que será um grande aprendizado ver pessoas que amam a cultura popular e estão na academia falando diretamente conosco”, acredita Everton.


Programação do “Mídia, Imaginário e Sonoridades”


Mesa 1: O jogo da narração - 11/03

A abertura do evento contará com: Paulo César Vasconcellos, comentarista de futebol nos Canais Globo; Lucas Pedrosa, comentarista do programa SBT Sports Rio; Rafael Nagib, editor de eventos no Grupo Globo e Marcelo Barreto, colunista no  Jornal O Globo, apresentador e editor-chefe do programa Redação SporTV e apresentador do programa Ça Va Paris, também do SporTV.


Mesa 2: Jogo e convergência - 12/03

A segunda mesa terá a presença de: Tiago Rogero, jornalista e criador do Projeto Querino e ex-diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji); Marcelo Kischinhevsky, professor no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ e diretor do Núcleo de Rádio e TV da UFRJ; Rodrigo Alves, autor do Podcast Vida de Jornalista e Andriolli Costa, professor do Departamento de Jornalismo da Uerj e coordenador do projeto de extensão LNAR (Laboratório de Podcasts Narrativos) da Uerj.


Mesa 3: O jogo do carnaval - 13/03

A mesa de encerramento contará com: João Gustavo Melo, enredista da Unidos do Viradouro; Alex de Oliveira, professor de Ciências do Meio Ambiente na Universidade Veiga de Almeida e único Rei momo a ter dez mandatos; Vinícius Natal, enredista da Unidos de Vila Isabel e da Acadêmicos do Tucuruvi e Diogo Alan, pedagogo, graduando em história na Uerj e integrante do projeto de extensão Sambavivências.


Os ingressos dos três dias do evento estão disponíveis no site do Sympla e a cobertura do evento pode ser acompanhada pelo YouTube do Audiolab.





35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page