top of page
Beatriz Araujo e Manoela Oliveira

Novos diretores das unidades acadêmicas da Uerj tomam posse

Gestores eleitos serão responsáveis pela administração de suas respectivas faculdades e institutos ao longo do quadriênio de 2024 a 2027


Por: Beatriz Araujo e Manoela Oliveira



(Reprodução: Arquivo pessoal)


Os 35 novos diretores das unidades acadêmicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) assumiram o cargo na última sexta-feira (01) em cerimônia no Teatro Odylo Costa, filho. Dentre eles, os novos gestores do Centro de Educação e Humanidade (CEH), que engloba os cursos de Artes Visuais, Pedagogia, Jornalismo, Geografia, entre outros. 


A cerimônia contou uma mesa solene composta pela reitora professora Gulnar Azevedo e Silva, o vice-reitor professor Bruno Deusdará, os pró-reitores e os diretores dos centros setoriais. Em discurso de abertura, a reitora compartilhou seu otimismo: “É muito bom saber que vamos iniciar esse ciclo com pessoas que tem, como a gente, projetos, propostas, mas, também,um amor muito grande pela Uerj”. Também foram destacados temas como a autonomia financeira e administrativa da Universidade e a gestão inclusiva no início da cerimônia. 


A professora Maira Covre-Sussai, diretora do Instituto de Ciências Sociais (ICS) , foi a porta-voz dos recém-empossados em um discurso em que destacou a ética e excelência da Universidade, prezando pela qualidade de ensino da Uerj. “Como diretora do ICS, hoje empossada, e representante das demais diretoras e diretores, eu quero propor um compromisso com os três pilares dessa Universidade, o ensino, a pesquisa e a extensão”. Além disso, Maira Covre-Sussai salientou o interesse de formar uma Uerj acessível e livre de qualquer discriminação. 


No discurso de encerramento, a Reitora Gulnar Azevedo ressaltou a importância de existir uma Universidade democrática, a partir de uma gestão participativa dos diretores com os alunos. A Reitora disse: Eu fico muito feliz de ver que os diretores aqui empossados entendem o papel da Universidade, que é construir um futuro melhor para os nossos alunos. Os diretores querem construir uma possibilidade de que todos saibam que a Uerj está aberta, que todos têm o direito de estudar aqui”. Gulnar Azevedo destacou a importância do papel da diretoria dos centros acadêmicos de não apenas edificar a democracia, mas também de reconstruir o país.


A cerimônia de posse dos diretores das unidades acadêmicas da Uerj contou com apresentação do grupo de coral Altivos e foi transmitida pelo canal da TV Uerj no YouTube.


49 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Paulo Cezar Moraes
Paulo Cezar Moraes
Mar 07

Parabéns, excelente matéria.

Like
bottom of page