top of page
  • Foto do escritorAna Cândida

Projeto do Instituto de Letras da Uerj disponibiliza acervo a pessoas surdas e interessados

Atualizado: 10 de jun. de 2023

Iniciativa busca propagar o ensino de Libras e dos Estudos Surdos

O “Acessibilidade em Mãos” é um projeto da Uerj que visa  à disseminação do ensino de Libras, ao desenvolvimento de pesquisas e à conscientização sobre os direitos linguísticos dos surdos. O projeto foi idealizado pela professora e atual coordenadora Elissandra Perse, que afirma que sentia a necessidade de estabelecer física e virtualmente um espaço de divulgação sobre Libras e os Estudos Surdos para a comunidade interna e externa da Universidade.

 

“Para isso, investimos na construção de espaços virtuais, de maneira que pudéssemos alcançar o maior número possível de pessoas fora dos muros da Uerj, por meio de redes sociais, blogs e sites. E também na conquista de um espaço físico no Instituto de Letras que acomodasse um acervo midiático e bibliográfico, coletado ao longo dos anos, com pesquisas na área para serem disponibilizados para consultas aos alunos, surdos e demais interessados na temática”, conta a coordenadora. A professora destaca que essas iniciativas estão em constante desenvolvimento, buscando implementar conquistas coletivas e promover a conscientização e valorização do estudo de Libras.


O “Acessibilidade em Mãos” tem como objetivo atender às diretrizes do Decreto 5.626/05, que estabelece a garantia de acesso à comunicação, informação e educação para pessoas surdas no ensino superior. Por meio de reuniões semanais, os bolsistas e a coordenadora organizam atividades e pesquisas relacionadas ao estudo de Libras e Estudos Surdos, buscando conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da participação e dos direitos linguísticos dos surdos. O projeto também oferece aulas de Libras ministradas por uma professora surda, proporcionando um espaço de aprendizado e interação. O objetivo final é promover a inclusão e valorização da comunidade surda, garantindo a igualdade de acesso à educação e informação.


O projeto  teve início em 2016 e, no começo, contava apenas com duas bolsistas e duas voluntárias e com recursos materiais e humanos escassos. Ao longo dos anos, com persistência e apoio de outros setores, o projeto conquistou a contratação de intérpretes de Libras para o Instituto de Letras e a criação de um setor de Libras no mesmo instituto. Embora o projeto esteja centralizado no Instituto de Letras, ele envolve bolsistas de diversas áreas, como Ciências Biológicas, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e Geografia. 


Atualmente, o ”Acessibilidade em Mãos” conta com oito bolsistas (surdos e ouvintes) e dois voluntários, o projeto é direcionado para universitários e interessados em promover a inclusão. 


Logo do projeto Acessibilidade em Mãos (Reprodução: Instagram)


EVENTO NO INSTITUTO DE LETRAS


A quinta edição do Libras nas Licenciaturas aconteceu no último dia 30 de maio, no Instituto de Letras, 11º andar da Uerj. O evento teve como finalidade promover palestras sobre a importância do uso de Libras no meio pedagógico e cultural. Aconteceram palestras de Alessandra da Silva, que debateu sobre o ensino de português para surdos, e Jaqueline Cosendey, que falou sobre o ensino de literatura para surdos.


Um dos destaques foi a palestra de Weslei Rocha, que debateu sobre o significado do Slam Surdo. Weslei explicou, por meio de Libras, que o Slam Surdo é um movimento poético que retrata a riqueza e a diversidade proporcionada pela língua, através das diferentes perspectivas de surdos e ouvintes. Todos os palestrantes  que estiveram presentes no evento fazem parte do Instituto Nacional de Educação de Surdos.


Por fim, houve a palestra "Análise de materiais didáticos de Língua Portuguesa para alunos surdos" proferida pelos bolsistas do projeto de PRODOCÊNCIA "Libras, formação de professores de Letras e práticas pedagógicas plurilíngues", do Instituto de Letras.


Equipe do projeto presente na quinta edição do Libras nas Licenciaturas. A última mulher, coordenadora do projeto, aparece por meio de uma montagem por não ter conseguido estar presente. (Reprodução: Instagram)

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page