top of page
  • Manoela Oliveira

Roberto Dória é o novo diretor do Centro de Educação e Humanidades

Candidato vencedor comenta como foi a eleição

Por: Manoela Oliveira


Reprodução: SECON (Instagram)

O professor Roberto Dória foi eleito diretor do Centro de Educação e Humanidades (CEH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A eleição, realizada entre os dias 7 e 9 de novembro, determinou os novos diretores de todas as unidades acadêmicas da Universidade para o período de 2024 a 2027. 


A data de apuração e o resultado dos votos foi 10 de novembro, no Teatro Odylo Costa, filho, com a organização da Secretaria dos Conselhos (SECON).


A chapa 772, representada pelo agora diretor Roberto Dória, foi eleita com 69,5% dos votos, segundo o Conselho Eleitoral Geral (CEG). A candidata concorrente Rosana de Oliveira, da chapa 771, alcançou 30,5% dos votos.


De acordo com Dória, essa vitória expressiva se deu pelo fato da chapa ser aberta ao diálogo, visitando as salas de aula para conversar com os alunos sobre as eleições. 


Porém, o principal desafio encontrado por Dória foi a falta de participação dos estudantes nas votações. Durante a eleição, cerca de 14 mil pessoas votaram, mas o colégio eleitoral da Uerj possui cerca de 50 mil eleitores, incluindo os alunos, os docentes e os técnicos administrativos. Segundo o professor, ele não vê uma melhora a curto prazo da ausência de pessoas nas urnas. 


Roberto Dória também discutiu durante a campanha a amplitude do CEH, abordando propostas para aprimorar o Centro Setorial da Uerj. O Centro de Educação e Humanidades oferece 27 cursos de graduação, entre eles: Letras, Educação Física, Artes Visuais, História da Arte, Geografia, Jornalismo, Relações Públicas, Psicologia e outros. Além de ter cerca de 800 professores efetivos, 300 servidores técnico-administrativos e 11.000 estudantes dos ensinos fundamental e médio, graduação e pós-graduação.


De acordo com o novo diretor, o CEH possuir vários cursos e estudantes é um aspecto tanto positivo quanto negativo. Ele preza pela diversidade de cursos no CEH, mas entende serem necessárias algumas medidas para melhorar a experiência dos alunos. Algumas sugestões foram a implementação de restaurantes universitários em outros campi e o desenvolvimento de projetos de pesquisa para cursos da graduação e da pós-graduação. 


Roberto Dória agradeceu aos seus eleitores por meio de uma mensagem nas redes sociais. “Aos 1920 alunos, 468 docentes e 169 servidores técnicos que depositaram sua confiança e voto no projeto de transparência, só tenho a dizer que honrarei cada voto e esperança depositada em mim para trazer mais transparência, inclusão e diversidade para a nossa Universidade”.


63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page