top of page
  • Foto do escritorLeonardo Siqueira

‘É como brincar com o pensamento’: o método de ensino filosófico nas escolas

Projeto "Em Caxias, a filosofia en-caixa?”, da Uerj, atua com a relação filosófica da prática escolar e promove formações e atividades com professores e crianças da rede pública


Projeto “São João Es-Barra na Filosofia”,em São João da Barra. (Foto: Reprodução/ Redes sociais)

A educação escolar é um dos principais pilares de uma sociedade. Mas é necessário investimento e criatividade para estimular o ensino, especialmente quando se trata de crianças. Para isso, o projeto “Em Caxias, a filosofia en-caixa?”, do Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Nefi-Uerj), busca explorar a dimensão filosófica da prática escolar e atuar na formação de professores das escolas públicas do município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, para fazer filosofia com crianças. 


De acordo com Walter Omar Kohan, coordenador do projeto e professor da Uerj, o objetivo principal não é o ensino da filosofia como conteúdo ou teoria, mas sim dos aspectos filosóficos da vida escolar, com atividades práticas e formações que colaboram para que professoras e alunos tenham uma relação mais filosófica e dialógica.


O que mais anima o coordenador do projeto é perceber o impacto de seu trabalho nas pessoas. Ele afirma que as atividades e formações fazem com que as professoras mudem sua relação com o ensino, vendo na filosofia a possibilidade de adotar uma prática mais aberta com os alunos, menos vertical e repetitiva, e com mais diálogo. Já por parte das crianças, Walter Kohan conta que elas se envolvem e se animam com o projeto: “Elas gostam muito. São atividades de fazer perguntas e dialogar. É como brincar, mas brincar com o pensamento”.


Esse envolvimento dos alunos com o trabalho, portanto, influencia em seus comportamentos e estudos. Segundo o coordenador, as professoras relatam uma nítida diferença entre as turmas que estão trabalhando com a filosofia e as outras que não estão: “Elas conversam mais, têm mais confiança para falar. Muda bastante a vida delas”, conta Walter Kohan.


Com início em 2007, o projeto “Em Caxias, a filosofia en-caixa?” já possibilitou o início de outros trabalhos, como o de “São João Es-Barra na Filosofia”, que surgiu em 2022. De acordo com o coordenador, a equipe foi contratada pelo secretário de educação de São João da Barra para um projeto no município, atuando da mesma maneira: com formações e atividades práticas de filosofia com crianças nas escolas. No entanto, o secretário responsável por contratar o projeto deixou o cargo, e a nova gestão não deu prosseguimento com o trabalho, que durou um ano. Já o projeto “Em Caxias, a filosofia en-caixa?”, que teve seu início em 2007, segue atuando nas escolas de Duque de Caxias.


28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page