Exposição na Galeria Candido Portinari promove visibilidade para estudantes do Instituto de Artes da Universidade
A Galeria Candido Portinari, na Uerj, recebe até o dia 10 de novembro a exposição “Olha Geral 2023”. Reunindo 24 artistas, incluindo coletivos e individuais, a exposição visa dar visibilidade e oportunidade para estudantes do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) de terem suas obras expostas. Além disso, a mostra também serve como uma retribuição para a sociedade e reforça a ideia de que a arte deve ser vista como um espaço sério e livre de estereótipos. O “Olha Geral” acontece anualmente, este ano com curadoria de Tamara Quírico, Renata Gesomino e Ricardo Tamm, professores da Uerj.
Tamara Quírico, professora associada do Departamento de Teoria e História da Arte da Uerj, e uma das curadoras, afirma que a mostra possibilita aos alunos uma experiência prática de participar de uma exposição como artistas. “O Olha Geral muitas vezes é a primeira oportunidade dos nossos estudantes participarem de uma mostra coletiva, em um espaço expositivo adequado, com equipe de montagem e curadoria profissional, para dar todo o suporte a essa experiência de formação artística”, afirma Tamara. A professora também explica que os estudantes montam um portfólio e apresentam a obra a ser exposta.
Entrada da Galeria Candido Portinari (Reprodução: Ana Cândida)
Apesar da organização concisa das obras de arte, é notável que cada elemento presente na exposição destaca as características e pensamentos individuais de determinado estudante/artista. Pautas como ancestralidade preta, corpo feminino, paisagem carioca e até mesmo música são abordadas nas obras, que incluem desde telas de parede até elementos cenográficos, tornando a mostra um espaço plural que impulsiona a expressão artística de forma independente. Essa diversidade cultural permite que o visitante mergulhe e reflita acerca das amplas perspectivas sociais presentes nas obras.
Destaque da exposição, a pintura acrílica “V sob V” da artista Karinna Rigaud aborda sua paixão pessoal, o grupo sul-coreano BTS. Na obra, a estudante usa o azul como elemento predominante para pintar o rosto de um dos integrantes. Olhando atentamente, o visitante consegue perceber a riqueza de detalhes em amarelo e preto, até mesmo a semelhança com a clássica “Noite Estrelada de Ródano”, de Van Gogh. A decisão da artista de retratar alguém que ela admira adiciona uma dimensão pessoal à obra, no entanto, também tem o potencial de ressoar em outras pessoas com o mesmo traço de personalidade.
A estudante e artista criadora de “V sob V”, Karinna Rigaud, comenta que foi um choque quando soube que foi selecionada e afirma que essa é a sua primeira participação em uma exposição. “Essa obra antes significava apenas mais um trabalho da faculdade. Porém, esse significado evoluiu de outras formas, através da obra consigo ver evolução na minha técnica de pintura”, conta a artista. Karinna explica que a obra foi finalizada em três semanas e acredita que o resultado é uma homenagem ao pintor Van Gogh e ao BTS, além de concretizar um novo passo em sua carreira artística.
Obra “V sob V” de Karinna Rigaud (Reprodução: Ana Cândida)
A mostra é uma atividade tradicional do Instituto de Artes, onde anualmente é realizada uma seleção para o “Olha Geral”, em conjunto com o Departamento Cultural. O edital é aberto a todos os estudantes de graduação do Instituto e a inscrição é estimulada através dos mais diversos suportes. Para a curadora Tamara, é essencial que professores considerem seus papéis sociais na formação dos estudantes. “A cada ano observamos a qualidade dos trabalhos que têm sido produzidos no Instituto e o processo de inserção dos estudantes no meio artístico”, afirma a professora.
Neste ano os estudantes selecionados foram Alexia Aquino, Beatriz Brito, Biba Furtado, Bruno Awful, Caio Couto, Claudia Diaz TS, Coletivo SAL, Dafne Nass, Débora Pinheiro, EkkieTan, ev3rmind, Karine de Souza, Karinna Rigaud, Kimera Moreira, Laura Lethbridge, Lucas Almeida, Lucas Finonho, Marcello Rocha, Melo, Odara Rosa, Philipe Baldissara, Rafael Navarro, Saulo Martins e Victoria Shintomi. A organização geral da exposição ficou sob responsabilidade de Analu Cunha e a equipe de assistência de curadoria incluiu Andressa Abbagliato, Isabelle Penna e Rayssa Veríssimo.
Comments