top of page
  • Raquel de Sousa

Feito histórico: atletas femininas brilham no Pan 2023

Mulheres conquistam 113 medalhas e melhoram performance sobre 2019 no Pan de Santiago.

Por: Raquel de Sousa


Os Jogos Pan-Americanos de 2023 se encerraram no último dia 05 (domingo) em Santiago, capital do Chile. O Brasil conquistou um total de 205 medalhas, um feito inédito, terminando o campeonato em segundo lugar no quadro geral, com os Estados Unidos à frente. Outro destaque da trajetória do Brasil no Pan foi o notável desempenho das mulheres, que teve seu início em edições anteriores.

Equipe feminina de vôlei do brasil vence a argentina. Foto: Miriam Jeske/ABr

 Nos Jogos de 2015, que aconteceram em Toronto, o Brasil conquistou um total de 141 medalhas. O que chama a atenção é que quase metade dessas medalhas foram conquistadas por mulheres. Além disso, vale ressaltar que o Brasil conseguiu uma medalha inédita na natação com a brasileira Etiene Medeiros, que com os seus 32 anos já é considerada a melhor nadadora da história do Brasil,  se tornando a primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha de ouro na natação em Jogos Pan-Americanos.


Já no ano de 2019, com a sua até então melhor campanha, também terminando em segundo lugar no quadro geral, aproximadamente 44% das medalhas foram conquistadas por mulheres, sendo 19 medalhas de ouro. Mesmo com um desempenho geral menor comparado à última edição, o Brasil ainda conquistou naquela edição medalhas inéditas no boxe, patinação artística e outras modalidades, com o destaque para o crescimento das atletas femininas brasileiras no cenário esportivo internacional. 


 Nos Jogos Pan-Americanos de 2023 testemunharam o melhor desempenho do Brasil desde sua estreia, com um recorde no desempenho feminino, com 113 medalhas conquistadas por mulheres, incluindo 36 de ouro, 40 de prata e 37 de bronze, ou seja 55% das medalhas foram conquistadas por mulheres. Dois dos grandes destaques foram Rayssa Leal e Rebeca Andrade, jovens medalhistas que deixaram suas marcas na geração atual.


 Rayssa Leal, com 15 anos, conquistou medalhas em Olimpíadas, Campeonatos Mundiais e Jogos Pan-Americanos. Sua paixão pelo skate começou aos 6 anos, e sua carreira deslanchou após um vídeo seu se tornar viral na internet. Após fazer história nas Olimpíadas de Tóquio, com uma medalha de prata, Rayssa repetiu o feito nos Jogos Pan-Americanos, conquistando o primeiro título da edição, com uma dobradinha no pódio com Pâmela Rosa, que ficou em segundo lugar.

Rayssa Leal ganha a primeira medalha de ouro do Brasil no Pan. Foto: Alexandre Loureiro/ ABr

 Outra personagem feminina que brilhou foi Rebeca Andrade, campeã olímpica e bicampeã mundial. Sua estreia nos Jogos de Toronto a levou ao pódio quatro vezes, consolidando seu papel como uma representante feminina destacada no esporte aos 24 anos. Em uma entrevista para o Globo Esporte, Rebeca destacou: "O resultado da medalha é uma consequência. Meu objetivo principal era chegar até aqui e realizar todas as minhas séries, e isso aconteceu. Portanto, posso dizer que alcancei meu objetivo."


 Apesar das conquistas notáveis do Brasil e de suas atletas no campeonato, é importante mencionar que os Jogos Pan-Americanos tiveram uma baixa repercussão devido à transmissão exclusiva em plataformas de streaming. A ausência de transmissões na TV aberta e fechada, afetou diretamente a visibilidade do evento. Isso ocorreu devido às elevadas demandas financeiras impostas pela empresa detentora dos direitos de transmissão, que as emissoras de TV não aceitaram devido à falta de retorno proporcional ao investimento esperado. Portanto, os canais oficiais de transmissão do Pan 2023 foram a Cazé TV (YouTube), que bateu 65 milhões de visualizações, o Canal Olímpico do Brasil e o Panam Sports Channel (site e app).




199 visualizações8 comentários

Posts recentes

Ver tudo

8 Comments


Alice Santos
Alice Santos
Nov 18, 2023

Que matéria incrível 👏🏿

Like

tati.melosmith
Nov 18, 2023

Showwww. Amei a matéria!

Edited
Like

carolynacosta.s11
Nov 18, 2023

Matéria ótima com uma pauta super importante. Amei!

Like

limalorrayne45
Nov 18, 2023

leitura ótima!!! muito bom ver mulheres no esporte e, consequentemente, no topo!!

Like

Gabrielle de Sousa
Gabrielle de Sousa
Nov 18, 2023

matéria informativa de qualidade!

Like
bottom of page