Unidade da Uerj é o primeiro da rede pública estadual a oferecer opção de atendimento remoto
Desde fevereiro deste ano funciona no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) o Hupe Digital - Centro de Teleconsultas, o primeiro programa de teleatendimento em saúde oferecido na rede pública do estado do Rio de Janeiro. A pandemia obrigou o Brasil a regulamentar as teleconsultas, mas, no Rio de Janeiro, elas eram privilégio de quem tinha plano de saúde.
Foto feita durante a inauguração do centro de teleconsulta mostra como o profissional atenderá os pacientes| Reprodução: www.Uerj.br
O projeto oferece consultas online em várias especialidades, incluindo anestesiologia, cirurgia vascular, urologia, fisioterapia, nutrição e psicologia. Além das consultas, diagnósticos e prescrições serão feitas por meio do aplicativo gratuito Teleassistência Uerj ou pelo site do programa. São 24 especialistas que atenderão remotamente a partir de uma sala equipada no Ambulatório Multidisciplinar Pós-Covid da unidade, com acesso à rede e multimídia. De acordo com a demanda dos pacientes, o teleatendimento poderá incluir novas especialidades.
“A população será beneficiada com a redução de deslocamento, teleconsultas em menor intervalo de tempo, a possibilidade do telemonitoramento e a televigilância na dependência do seu estado de adoecimento. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar especializada e com vasta experiência no cuidado na rede pública”, explica Alexandra Monteiro, coordenadora do Hupe Digital e do Telessaúde Uerj.
Antes de serem encaminhados para o teleatendimento os pacientes precisam passar por uma consulta presencial com um profissional. O especialista vai avaliar se o paciente poderá ser inserido no Sistema de Teleatendimento e dar prosseguimento às teleconsultas. Caso isso seja possível, o paciente será acompanhado remotamente até que ele solicite um retorno presencial.
A ideia é fazer 12 mil consultas por mês na primeira fase do projeto. De acordo com Alexandra, a Lei de Telessaúde prevê autonomia e responsabilidade do profissional da saúde para indicar a realizar o teleatendimento. ”O HUPE está implementando e homologando protocolos de teleatendimento para a média e alta complexidade além, é claro, da atenção primária”, fala Alexandra.
O reitor Sérgio Mário Carneiro destacou a importância da iniciativa para o público| Reprodução: www.Uerj.br
O Hospital Universitário Pedro Ernesto é uma unidade de referência em diversas especialidades médicas no estado do Rio de Janeiro. Realiza em média 150 mil atendimentos mensais, e seus ambulatórios são referências no tratamento de doenças raras.
A Uerj já oferecia um serviço de telessaúde, com atividades de teleconferência, webinários, cursos para profissionais da área e o projeto Telessaúde na Escola. “Esse ano a UERJ completa 20 anos de Telessaúde incluindo atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência remota, promovidas pela Unidade de Desenvolvimento Tecnológico Laboratório de Telessaúde UERJ. Essa experiência de assistência remota aliada à cultura organizacional da incorporação das tecnologias digitais nos processos em saúde e pela transformação digital no HUPE propiciaram a criação e abertura do Centro de Teleconsulta”, observa Alexandra
Profissionais do serviço de teleconsulta|Reprodução: www.hupe.Uerj.br
Quem precisar do serviço de teleconsulta deverá baixar o aplicativo “Teleassistência UERJ” e realizar seu cadastro preenchendo todas as informações dos campos solicitados. Para pacientes menores de idade ou com necessidades especiais é obrigatório o preenchimento dos dados pelo responsável, que deverá informar seus dados pessoais como tutor do usuário. Ao finalizar o cadastro é necessário verificar o e-mail, pois o paciente receberá uma mensagem de confirmação e de criação da senha. Em caso de dúvida é preciso entrar em contato pelo telefone: 0800 023 85 83 ou pelo e-mail: teleconsultahupe@telessaude.uerj.br
Mais informações aqui: Teleconsulta Hupe Digital (uerj.br)
Comments