top of page
Kauhan Fiaux

Projeto oferece aulas gratuitas de ginástica artística na Uerj

Atualizado: 17 de fev.

Foto: Kauhan Fiaux


O projeto de Iniciação à Ginástica Artística foi criado buscando tornar a modalidade acessível. Patrícia Arruda, professora do Instituto de Educação Física e Desporto da Uerj, criou o projeto em 2005, quando a ginástica artística começou a ganhar mais projeção no Brasil, o que foi intensificado nos últimos anos por conta da Rebeca Andrade, uma das principais ginastas do mundo. O projeto começou atendendo apenas a crianças da rede pública de ensino, mas, nos últimos anos passou a também atender adultos, sejam alunos da Uerj ou não.


Patricia disse para a AJ ESPORTES que a ideia de criar o projeto era importante, pois a ginástica é um esporte que serve de base para diversas modalidades. “Eu fui atleta e comecei a dar aulas de ginástica artística muito nova. Trabalhei nos Estados Unidos por 3 anos, quase toda criança lá faz ginástica artística e eu queria ver algo funcionando assim no Brasil”, disse a professora.


Atualmente, o projeto conta com bolsistas, que dão aulas com a supervisão de Flávia Porto, professora do projeto, que disse que o projeto é um desafio, mas que também é gratificante ver os pequenos avanços e as melhorias na autoconfiança dos alunos. Ester Sabino, aluna de Educação Física e bolsista do projeto, já praticou ginástica artística quando criança: “Dar aulas para crianças e adultos é como relembrar meu tempo de criança. É muito bom ver a evolução das pessoas e ter esse contato com o projeto social”, disse.


Foto: Kauhan Fiaux

Sala de aparelhos do projeto


Diversos aparelhos profissionais usados no projeto foram doados à Uerj após os jogos Pan-Americanos de 2007, que aconteceram no Rio de Janeiro. Um dos desafios citados por Flávia é o alto custo de compra e conservação dos equipamentos, já que, mesmo com a doação dos aparelhos, ainda é preciso mantê-los, pois possuem 16 anos de uso.


As aulas do projeto acontecem no subsolo do ginásio poliesportivo da Uerj, no campus Maracanã e alcançam diversas pessoas que moram nos arredores da Uerj. Paloma, de 12 anos, é um exemplo: “Eu conheci o projeto no Instagram, no dia que fui aceita eu comecei a chorar porque era um sonho poder praticar ginástica aqui na Uerj”, disse. Sobre as aulas, Paloma diz que é uma forma de esquecer todos os problemas de fora e que é um momento de lazer, completou dizendo que a sua grande inspiração na ginástica artística é Rebeca Andrade.


Foto: Julio Cesar Guimarães/COB


Mais informações sobre o projeto podem ser acessadas no Instagram @ginasticartisticauerj, onde é divulgada a abertura de matrículas.


134 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page